A Lua no Tarot: Conselho e Significados

a lua tarot

Afinal, qual o significado da Lua no Tarot?

A Carta da Lua no Tarot representa os nossos medos e o inconsciente, ela é o reino ao qual a Sacerdotiza governa, aquilo que não está óbvio aos olhos.

Na natureza, a lua reflete a luz do sol e, analogamente, no Tarot, a lua exerce o mesmo papel, porém, em termos simbólicos.

Em outras palavras, enquanto o Sol representa a essência, a luz e aquilo que está óbvio em nossas qualidades, a lua irá refletir aquilo que está oculto. Por conseguinte, podemos interpretar o Arcano da Lua no Tarot como sendo um reflexo da Carta do Sol. No entanto, a Lua irá falar sobre os medos, as incertezas, nossa natureza animal, Por fim, aludindo à um árduo caminho para se atingir a iluminação.

Portanto, a Lua no Tarot falará sobre enfrentar nossos instintos e as incertezas que existem em nosso caminho e em nosso subconsciente, somente assim podemos atravessar o caminho entre o pilar da misericórdia e o pilar da severidade, encontrando o caminho do meio, o caminho da ascenção à Tipheret.

Por conseguinte, interpreta-se a mente consciente tem medo do desconhecido, isto é representado pelo cachorro e pelo lobo uivando (representam nossa natureza animal). O lagostim que sai da água representa a saída do mundo subconsciente (representado pela água) e a entrada no mundo material (a terra).

Palavras-chave da Carta da Lua:

Algumas palavras chave que descrevem bem a Carta da Lua no Tarot são:

  • Intuição
  • Mistério
  • Imaginação
  • Subconsciente
  • Reflexão
  • Instintos

Dessa forma, entendemos que a Lua no Tarot é uma representação do caminho na Kabbalah para saírmos de Yesod e irmos em direção a Kether, os pilares representam o pilar da misericórdia e o pilar da severidade.

É um convite para adentrarmos em aquilo que há de mais obscuro em nós, enxergarmos as nossas sombras e aprendermos com isto.

Portanto, a Lua revela uma jornada árdua e insegura, onde enfrentamos nossos medos e instintos, usando nossa intuição e a força do subconsciente para interpretarmos os caminhos que serão mostrados a nós.

A Carta da Lua é, na verdade, as sombras que não se mostram diante da luz do sol. Quando ele se põe, os medos emergem e somente aí vemos tudo aquilo que estivemos ignorando.

Sabe aquele amigo que se mostra ser o “bomzão” mas, em seu íntimo, é um medroso com diversos defeitos e questões mal resolvidas? Esta é a “Lua” dele.

newsletter

Faça parte do Círculo Interno dos Neófitos

Receba conteúdos que iluminam direto em sua caixa de E-Mail semanalmente!

a lua tarot

Vamos analisar a simbologia da Lua no Tarot:

Tendo como base o tarot de Rider Waite, temos uma simbologia um pouco medonha para a Carta da Lua.

Primeiro notamos a grande Lua no meio da carta, se reparar bem, ela é tanto uma lua cheia quanto uma minguante, talvez até uma crescente. Ela representa todas as fases da lua.

O rosto da mulher representa Shekinah, refletindo a luz sagrada de Tipheret através da lua.

As duas torres representam os pilares da Misericórdia e da Severidade, enquanto o caminho entre eles é iluminado pela luz da lua, ou seja, a Sacerdotiza entregando o caminho ante o desconhecido do subconsciente.

Os cães por sua vez representam nossos instintos e aspectos mais animalescos que deixamos escondidos dentro de nós.

Elementos Simbólicos Importantes na Carta da Lua:

Algo que gosto de fazer é separar cada elemento simbólico dos arcanos do Tarot para que seja possível fazer uma análise mais profunda. Portanto, conhecer estes simbolos e os identificar nas cartas, abre portas incríveis para interpretações sobre a Lua no Tarot

Ressalto aqui a importantancia de fazer isso para QUALQUER deck de tarot que você possua, visto que em cada baralho as simbologias mudam e isso afeta também a leitura. É algo muito ignorado por cartomantes, mas vale a pena ser mencionado!

Vamos lá, elementos simbólicos da Carta da Lua no Tarot:

  • A grande Lua amarela representa todas as fases da lua, desde a minguante, quanto a cheia, quanto a crescente e inclusive a lua nova.
  • O rosto dentro da lua, como descrito pelo próprio Waite no Livro “A Chave Pictórica do Tarot de Waite” representa a própria Shekinah refletindo a luz do Sol através da lua, ela por sua vez é uma representação da alma, a mediadora do aspecto humano e animal do ser humano.
  • Analogamente, removermos todos os desenhos da lua, teremos algo análogo à um Sol, no entanto, ele aqui aparece apenas como uma reflexão, a lua reflete o aspecto “oculto” do sol, sendo nosso subconsciente, medos e tudo que não mostramos aos outros.
  • Os pilares cinzas são os pilares da Severidade e da Misericórdia, é importante entender que na interpretação da Golden Dawn do Tarot, a Carta da Lua está mais inclinada ao pilar da Misericórdia, ou seja, uma energia mais branda do que a Severidade.
  • Os raios amarelos que emanam da lua e caem na terra representam a conexão do sagrado espiritual com o mundo físico.
  • O caminho ilustrado é iluminado pela Lua, ou seja, é o conhecimento dado pelo subconsciente ou a Sacerdotiza, para que possamos enfrentar os medos que habitam no desconhecido. É ela que nos dá as chaves para cruzarmos este caminho e enfrentarmos o que há de mais obscuro em nós.
  • Por fim, o Crustáceo representa os instintos primitivos que saem das profundezas do subconsciente (a água) e se manifesta através da terra (também descrito no livro A Chave Pictórica do Tarot de Waite). No entanto, o crustáceo está sendo apenas “atraído” pela luz da lua, no fim, ele apenas acaba voltando para dentro da água.

A Carta da Lua no Amor:

No quesito Amoroso, a carta da Lua no aspecto positivo indica a superação de medos e de instintos nocivos no relacionamento. É uma carta que, apesar de parecer negativa, ela indica a superação de questões ligadas a travas inconscientes, que podem ser medos, emoções mal resolvidas…

Portanto, se você já está em um relacionamento, esta carta alude à existência destes problemas e é necessário resolve-los. Lembrando, a Carta da Lua no Tarot alude à tudo que está oculto em uma questão, ela é a “sombra” do Sol (ou a reflexão dele).

Dessa forma, é de se entender que havia alguma questão “oculta” no relacionamento que está sendo resolvida, emoções que estão sendo trabalhadas e isto abrirá portas para uma renovação na relação.

Por fim, caso ainda esteja buscando um amor a mensagem se repete, talvez seja necessário superar alguns traumas do passado ou questões mal resolvidas. A boa notícia é que, no aspecto positivo, indica que você está indo bem e resolvendo tudo.

A Carta da Lua no Financeiro:

No financeiro novamente a Lua no Tarot irá indicar questões obscuras ou que não estão claras. No entanto, no lado positivo, indica um caminho para resolve-las.

Por sua vez, aqui podemos entender a revelação de mentiras ou algo que está escondido, alguma coisa começará a ficar aparente na sua situação financeira. Você deve utilizar seus instinto para tomar decisões mais condizentes com seu dinheiro.

Por fim, atingir esta maturidade irá abrir portas para uma carreira mais estável, mais controle com o dinheiro.

A Carta da Lua na Saúde:

No quesito da saúde, a Lua é regida pelas energias lunares (obviamente) pelas correspondências da Golden Dawn. Por sua vez, estas energias irão tratar de partes do corpo como: plexo sacro, base da coluna vertebral; glândulas sexuais (gônadas),
supra-renais, órgãos sexuais.

No mais, esta carta pode indicar um possível problema nestas regiões. Pode indicar também problemas como medos, ansiedades e questões mentais mais obscuras.

Em outras palavras, numa interpretação mais positiva, indica algum problema oculto ou iminente que já está sob sua percepção e está sendo tratado.

Por fim, busque sempre a opinião de um profissional de saúde.

A Carta da Lua na Espiritualidade:

No quesito espirtual, no positivo, a Carta da Lua indica uma conexão com seu espiritual. Aqui os simbolismos desta carta começam a fazer mais sentido, ela alude à necessidade de buscar um “caminho do meio”, entre a misericórdia e a agressividade, para que finalmente se possa vencer os aspectos mais animalescos e instintivos.

Dessa forma, para se alcançar o mais alto patamar espiritual, por muito, precisamos nos conectar com algo que está além do instinto imediato, esta é uma força oculta que nos guia ante às incertezas do subconsciente.

Quando conseguimos nos manter firme numa caminhada espiritual, finalmente encontramos a sabedoria da Sacerdotiza e somos capazes de transcender a Esfera de Yesod na Kabbalah e encontrar a luz e Tipheret.

a lua tarot

Mas e quando a Carta da Lua sai no negativo?

Antes de mais nada, costumo interpretar as cartas que saem invertidas ou em uma posição negativa literalmente incorporando os aspectos contrários dos positivos.

Em outras palavras, simplifique as coisas.

Analogamente, se no positivo a Lua fala sobre intuição, mistério, subconsciente e instintos, seu aspecto negativo falará sobre o completo oposto disto!

Palavras Chave da Lua Invertida:

Seguem algumas palavras ou frases chave que descrevem bem o Arcano da Lua no aspecto Negativo (invertido) são:

  • Ilusão
  • Medo
  • Ansiedade
  • Confusão
  • Desorientação
  • Decepção

A Carta da Lua Invertida no Amor:

A Lua no Tarot em seu aspecto negativo para o amor já indica mistérios, mentiras e ilusões dentro de uma relação. Ela indica que algum de vocês está agindo apenas à partir dos instintos, está escondendo algo.

Lembre-se, a lua reflete a luz do sol, portanto, ela é tudo aquilo que o sol não se mostra a primeira vista. Seu parceiro pode parecer ótimo, mas ele também tem um lado obscuro e este arcano aponta justamente para estas questões.

É bom se perguntar se as aparências realmente se assemelham a realidade, se de fato há esta confiança na relação ou se alguém não está escondendo o jogo.

Por conseguinte, indica poblemas de comunicação ou falta de honestidade no relacionamento.

Se você ainda estiver solteiro, é necessário trabalhar as ilusões que você criou sobre o amor, tentar entender de fato suas sombras e mergulhar em seus defeitos para que seja possível reverter tudo aquilo que você esconde e se transformar internamente.

A Carta da Lua Invertida no Financeiro:

No aspecto negativo da Carta da Estrela para as finanças, a mensagem é de que você está idealizando deais um projeto ou empreendimento, pode ser até mesmo um emprego.

Talvez você esteja vendo esta oportunidade como a “última bolacha do pacote” quando na verdade alí se escondem muitos “podres” que não estão visiveis aos olhos.

Por conseguinte, pode aludir à falta de esperança também. Ou seja, talvez você esteja no fundo do poço e não enxerga a estrela brilhando no céu, não tem confiança em sí nem nos outros.

Em um outro aspecto, a Estrela no Tarot indica dependência de outros, de fontes externas, que leva à desequilíbrios financeiros.

A Carta da Lua Invertida na Saúde:

Menciono novamente que, no quesito da saúde, a Lua é regida pelas energias lunares (obviamente) pelas correspondências da Golden Dawn. Por sua vez, estas energias irão tratar de partes do corpo como: plexo sacro, base da coluna vertebral; glândulas sexuais (gônadas),
supra-renais, órgãos sexuais.

Por conseguinte, esta carta pode indicar um possível problema nestas regiões. Pode indicar também problemas como medos, ansiedades e questões mentais mais obscuras, inclusive, insônia.

Numa interpretação mais positiva, indica algum problema oculto ou iminente que se deve buscar ter conhecimento. É algo que ainda está oculto e que pode vir a emergir, talvez com sua intuição você já tenha ideia do que pode ser, mas ainda assim, é necessária uma investigação mais profunda.

Por fim, busque sempre a opinião de um profissional de saúde.

A Carta da Lua Invertida na Espiritualidade:

No aspecto negativo do espiritual, a Lua irá indicar questões obscuras nesta área da sua vida, podendo aludir tanto à obsessões quanto, até mesmo, feitiços sendo lançados.

Ela indica que você está cercado por medos e incertezas, que podem ser causadas ou pelo seu apego à seus instintos quanto até mesmo por inimigos que estão à espreita.

Por conseguinte, é uma carta que nos avisa sobre enganos e ilusões, talvez os espíritos que você acredita serem seus amigos na verdade não o são. Pode indicar falsos conselhos também, até mesmo a criação e fantasias sem base.

É um Arcano que alude também à uma espiritualidade sendo “ofuscada” por medos e incertezas.

Por fim, caso esta carta tenha saído para você, é importante meditar e refletir um pouco sobre a situação em que você está. Será que, de fato, você está seguindo pelo caminho correto?

Como de Fato Interpretar a Carta da Lua em uma Leitura de Tarot?

Toda leitura se inicia com a observação ativa das cartas, depois, sinta sua intuição tomar conta e então responda com o seu coração.

Embora após ler este artigo você tenha um mapa de como interpretar este Arcano, ainda é necessário a prática para realmente internalizar seus significados.

Não se preocupe caso no começo seja complicado entender seus significados, a mediunidade e a leitura do Tarot é algo que se desenvolve com o tempo e não há respostas certas ou erradas, quem irá isso é a sua intuição.

Caso queira adentrar mais a fundo na leitura deste oráculo e ter um ponto de referência para suas leituras, dê uma olhada no Livro Digital exclusivo da Jornada do Neófito: “O Caminho das Cartas”, basta Clicar Aqui para conhecer 🙂

newsletter

Faça parte do Círculo Interno dos Neófitos

Além de receber conteúdos exclusivos gratuitamente direto em sua caixa de E-Mail semanalmente, você ganha um guia de “palavras-chave” dos Arcanos Maiores e Menores!

Cursos e Livros
Explore nossa seleção de cursos e livros para aprimorar suas habilidades e conhecimentos

Nos siga nas redes sociais:

Inscreva-se na Newsletter

E ganhe um guia de “palavras-chave” do Tarot e um guia completo para Iniciantes!

newsletter

Controle sua Navegação

Utilizamos cookies para personalizar anuncios e melhorar a sua experiência no site.