A Morte no Tarot: Conselho e Significados

A morte no tarot

Afinal, qual o significado da Morte no Tarot?

A Morte no Tarot tem um significado mais profundo do que a simples morte física, na verdade, no livro “A Chave Pictórica do Tarot de Waite”, são descritas duas formas de progresso espiritual, a primeira sendo a morte física, em que a alma transita desta dimensão para outra forma de existência e a outra a forma da morte mística, que é a transformação da consciência enquanto nesta vida.

Por conseguinte, a Carta da Morte no Tarot incorpora ambos os sentidos, representando um fim de ciclo mas também um renascimento. O ciclo da vida continua apesar de suas aparentes finalizações.

Este arcano nos lembra de que, para evoluir, precisamos matar coisas que habitam dentro de nós. Há, em cada um de nós, um passado, uma dor, algo que nos impede de olhar mais profundamente para dentro de sí. O cavaleiro negro da morte vem de forma assustadora e imponente, no entanto, sua luz é um raio de esperança para que o ciclo da vida possa, por fim, continuar.

Este conceito segue um pouco a lógica da Roda da Fortuna, que nos lembra dos ciclos da vida, no entanto, a Morte irá representar o fim destes ciclos.

Por fim, entende-se este arcano não como algo extremamente negativo e trevoso, mas como uma carta de esperança e evolução espiritual e física. Em ambos os sentidos (morte física ou espiritual), estamos seguindo os simples ciclos da vida, avançando para novos estágios da existência. A Morte no Tarot resume em uma simples imagem o pricípio da iniciação.

Palavras-chave da Carta da Morte:

Algumas palavras chave que descrevem bem a Carta da Morte no Tarot são:

  • Transformação
  • Transmutação
  • Renascimento
  • Finalização
  • Renovação
  • Destruição
  • Purificação

Por conseguinte, entende-se que a lógica máxima de evolução para o universo é de que, para que possa-se crescer e criar algo novo, é preciso quebrar algo velho e, de suas partes antigas, gerar algo novo.

Este é um princípio belo (embora aparente ser cruel), e aparece em diversas culturas e filosofias diferentes, inclusive em Thelema, onde o iniciado deve se “quebrar” para que possa se reconstruir, ou até mesmo faz alusão à filosofia Maçônica de que devemos nos “lapidar” para sairmos do estado de uma pedra bruta para uma bela escultura (você precisa quebrar a pedra inevitavelmente).

Dessa forma, entendemos o Arcano da Morte como um grande “transmutador”, por ser associada ao signo de Escorpião (regido por Marte), carrega os conceitos de transformação de um estado para o outro. Ou seja, faz alusão direta ao conceito Alquímico de “Solve et Coagula”, tansformando elementos sólidos em líquidos por meio do processo de Fusão, ou até mesmo a migração de um emprego para o outro, da vida para a morte e tudo que é análogo a isto.

Por fim, o Arcano da Morte no Tarot nos lembra de que, todo recomeço vem com um fim, todo cíclo precisa terminar e este momento chega para todos. É com os cacos que sobram que nos reconstruímos e evoluimos, ficando mais fortes no fim das contas.

newsletter

Faça parte do Círculo Interno dos Neófitos

Receba conteúdos que iluminam direto em sua caixa de E-Mail semanalmente!

a morte tarot

Vamos analisar a simbologia da Morte no Tarot:

Tendo como base o tarot de Rider Waite, temos uma simbologia obscura e sombria para o Arcano da Morte.

De cara nos deparamos com o cavaleiro da morte vindo buscar suas vítimas. Há crianças, adultos e mulheres, mortos. 

Até mesmo o padre, que aqui faz referência ao Arcano do Hierofante receberá seu fatídico destino. A morte vem para todos, até mesmo as tradições mais estabelecidas!

Ao fundo há um raio de esperança, o sol parece nascer ao final de tudo… Ou, será que está se pondo? A Morte no Tarot nos deixa esta dúvida, o momento está acabando ou está apenas começando?

Elementos Simbólicos Importantes na Carta da Morte:

Algo que gosto de fazer é separar cada elemento simbólico dos arcanos do Tarot para que seja possível fazer uma análise mais profunda. Portanto, conhecer estes simbolos e os identificar nas cartas, abre portas incríveis para interpretações sobre a Morte no Tarot

Ressalto aqui a importantancia de fazer isso para QUALQUER deck de tarot que você possua, visto que em cada baralho as simbologias mudam e isso afeta também a leitura. É algo muito ignorado por cartomantes, mas vale a pena ser mencionado!

Vamos lá, elementos simbólicos da Carta da Morte no Tarot:

  • O esqueleto com armadura negra cavalga em um belo alazão branco, ele é o “Ceifador Sinistro”, o símbolo da morte. Embora pareça ser maligno, a morte é uma força da natureza e apenas age mediante a sua função natural. O cavalo por sua vez, por ser branco, remete na verdade à pureza. Fazendo alusão ao fato de, embora a morte seja cruel, ela é pura e age simplesmente pela sua força natural, indicando neutralidade!

  • A bandeira carregada pela carta da morte simboliza a vida, a fertilidade e a colheita (sim, é contraintuitivo). Por sua vez, indica que a morte faz a colheita das almas e as inicia em um novo período de vida (de uma maneira simples).

  • Os corpos e cadáveres no chão nos mostram que a morte é imparcial, ela chega para todos, mesmo os reis e os plebeus, até mesmo o Padre e os santos.

  • O Hierofante representado na carta da morte nos remete à experiência da morte mediante ao conhecimento espiitual, remetendo à morte espiritual, ou seja, a iniciação.

  • Se reparar bem, ao fundo, há um pequeno barco atravessando o lago. Este pode ser um símbolo associado à travessia das almas à uma nova existência. Pode fazer alusão, inclusive, ao Arcano do 6 de Espadas.

  • Por fim, o Sol ao fundo nos lembra da Carta da Lua, o elo entre o consciente e o inconsiente. Para atravessar este portão, no entanto, deve-se passar pela experiência da morte (seja física ou espiritual).

A Carta da Morte no Amor:

No quesito amoroso, em seu sentido positivo, a Morte no Tarot nos remete a transformações no relacionamentos mediante ao fim de alguma situação que impede o avanço da relação.

Em outras palavras, pode indicar o fim de padrões tóxicos, ou até mesmo o fim de alguma coisa negativa que esteja acontecendo, como brigas, desentendimentos, distância…

Portanto, no aspecto positivo irá indicar transformações positivas. No entanto, coisas precisam morrer para que um novo ciclo possa nascer.

A mensagem da morte é literalmente associada à isto, o fim de algo que leva a um renascimento.

A Carta da Morte no Financeiro:

Em questões financeiras, a Carta da Morte no Tarot nos lembra, novamente, de finalizações para uma transformação. Por conseguinte, entende-se que velhos padrões deverão ser finalizados para que algo novo possa existir.

Analogamente, podemos dizer que algo negativo que está acontecendo na sua vida finaceira pode estar chegando ao fim. Ou seja, dívidas indo embora, situações ruins deixando de existir…

Pense neste momento como uma reestruturação que, embora desafiadora, levará à uma maior estabilidade futura.

A Carta da Morte na Saúde:

Nas questões relativas à saúde, devemos entender que, nas associações da Golden Dawn, a carta da Morte está associada ao signo de Escorpião que, por sua vez, é regio por Marte.

Esta correlação torna clara a essência do Arcano da Morte da transformação e transmutação de um estado para o outro, da vida para a morte, do amor para o ódio por exemplo.

Fora que rege os órgãos marcianos, como: o coração, circulação sangüínea e a glândula timo.

Por conseguinte, no aspecto positivo, a Morte irá indicar uma transmutação positiva na saúde, você está saindo de um período ruim na saúde e adentrando uma fase de recuperação, com muitos aprendizados e avanços.

Por fim, busque sempre o conselho de um profissional de saúde.

A Carta da Morte na Espiritualidade:

No que tange o espiritual, teremos o mais puro aspecto da morte que se pode existir. Tratando-se diretamente da morte mística ou morte espiritual.

Por conseguinte, entende-se que você, em um aspecto espiritual, está se dissolvendo e mudando. Por sua vez, isto irá causar em uma iniciação que, por mais sutil que seja (você não irá sentir físicamente), irá ocasionar em mudanças profundas no seu ser.

Dessa forma, você poderá, aos poucos, manifestar mudanças de comportamentos, de pensamentos, terá mais autoridade e firmeza nos assuntos que tangem o espiritual…

Lembre-se a Morte no Tarot também é muito alquímica, seguindo também o princípio do Solve et Coagula. Passar de um estado para o outro, este arcano é, literalmente, a força motriz por trás desta transformação e, no âmbito espiritual, é onde ela aparecerá de forma mais sutil!

a morte tarot

Mas e quando a Carta da Morte sai no negativo?

Antes de mais nada, costumo interpretar as cartas que saem invertidas ou em uma posição negativa literalmente incorporando os aspectos contrários dos positivos.

Em outras palavras, simplifique as coisas.

Analogamente, se no positivo a Morte falará de transmutação, transformação, passagens e tudo mais, seu aspecto negativo será o total oposto disto!

Palavras Chave da Morte Invertida:

Seguem algumas palavras ou frases chave que descrevem bem o Arcano da Morte no aspecto Negativo (invertido) são:

  • Morte literal
  • Fim
  • Destruição
  • Mudança Dolorosa
  • Fins Forçados
  • Colapsos
  • Rupturas

A Carta da Morte Invertida no Amor:

Nos quesitos amorosos, a Morte no sentido negativo irá trazer a triste notícia de uma transmutação ruim no seu relacionamento. Ou seja, uma mudança para o fim dele ou, no mínimo, uma ruptura difícil de se encarar.

Entenda que, apesar de tudo, será pelo melhor. É apenas um ciclo que se encerra e, embora seja valioso para nós, a morte pouco se importa.

No entanto, quando entendemos o aspecto espiritual por trás deste arcano, nos tornamos fortes o suficiente para encarar os momentos de dificuldade, sabendo que, no fim das contas, haverá, mesmo em um sentido negativo, uma iluminação interna para nós (a morte mística).

Dessa forma, pode ser inevitável que este evento de ruptura aconteça, esta transmutação de um estado de união para uma separação. Porém, mantenha-se firme e acredite na sua espiritualidade acima de tudo.

A Carta da Morte Invertida no Financeiro:

Nas questões financeiras, a Morte indicará um fim de ciclo, ou seja, se sua situação financeira estava boa anteriormente, provavelmente durante um tempo ela não estará mais. Isto acontece devido ao ciclo natural das coisas, as vezes há períodos de fartura e, por outras, períodos de vacas magras.

Por conseguinte, a Morte é a grande transmutadora, ela leva as coisas de um estado para o outro, então em seu aspecto invertido, ela indicará transformações no apecto financeiro e mudanças bruscas que podem levar a períodos de reavaliação, provação e dificuldades.

Analogamente, se a sua leitura foi sobre um emprego, entenda que ou seu ciclo nesta empresa está acabando, ou a oportunidade que ainda virá será negativa para você, te fazendo sentir mal, acabando com algo positivo que você tem no momento.

Por fim, sobre empreendimentos, indica que seu empreendimento passará por transformações negativas, um fim, por assim dizer. Caso ainda esteja planejando iniciar um empreendimento, espere um pouco, não é o momento mais propício para tal, as chances são de fracasso.

A Carta da Morte Invertida na Saúde:

Novamente menciono aqui que, nas associações da Golden Dawn, a carta da Morte está associada ao signo de Escorpião que, por sua vez, é regio por Marte.

Esta correlação torna clara a essência do Arcano da Morte da transformação e transmutação de um estado para o outro, da vida para a morte, do amor para o ódio por exemplo.

Fora que rege os órgãos marcianos, como: o coração, circulação sangüínea e a glândula timo.

Por conseguinte, no aspecto negativo, a Morte irá indicar uma transmutação negativa na saúde. Ou seja, se você estava bem de saúde, então algum problema iminente irá surgir para atrapalhar todo o seu processo normal, causando uma ruptura, uma transmutação em um sentido negativo.

Por outro lado, caso você tenha lido sobre alguém em uma situação de saúde ruim, muito cuidado, esta carta pode indicar a literal morte…

Por fim, busque sempre o conselho de um profissional de saúde.

A Carta da Morte Invertida na Espiritualidade:

Na espiritualidade, a Morte no Negativo tem uma conotação bem negativa, indicando desde crises espirituais, transtornos e até mesmo magias feitas com intuitos extremamente negativos.

Por sua vez é sempre importante ler mais a fundo, analisar com mais detalhe o que está ocorrendo na sua vida espiritual e qual conotação a carta da morte terá para a sua vida.

Lembrando, isto no aspecto negativo da Morte, que indicará dificuldades no caminho espiritual e tudo o que tange a Morte Mística, como crise existencial e transformações muito dolorisas.

Algo em seu espiritual precisa morrer mas, por conta de questões internas e até psicológicas, não está acontecendo. O que torna o processo ainda mais doloroso.

É necessário a aceitação aqui, permitir que certas crenças e padrões sejam eliminados para que, por fim, possa haver a transmutação para um aspecto superior.

Como de Fato Interpretar a Carta da Morte em uma Leitura de Tarot?

Toda leitura se inicia com a observação ativa das cartas, depois, sinta sua intuição tomar conta e então responda com o seu coração.

Embora após ler este artigo você tenha um mapa de como interpretar este Arcano, ainda é necessário a prática para realmente internalizar seus significados.

Não se preocupe caso no começo seja complicado entender seus significados, a mediunidade e a leitura do Tarot é algo que se desenvolve com o tempo e não há respostas certas ou erradas, quem irá isso é a sua intuição.

Caso queira adentrar mais a fundo na leitura deste oráculo e ter um ponto de referência para suas leituras, dê uma olhada no Livro Digital exclusivo da Jornada do Neófito: “O Caminho das Cartas”, basta Clicar Aqui para conhecer 🙂

newsletter

Faça parte do Círculo Interno dos Neófitos

Além de receber conteúdos exclusivos gratuitamente direto em sua caixa de E-Mail semanalmente, você ganha um guia de “palavras-chave” dos Arcanos Maiores e Menores!

Cursos e Livros
Explore nossa seleção de cursos e livros para aprimorar suas habilidades e conhecimentos

Nos siga nas redes sociais: