O Diabo no Tarot: Conselho e Significados

a morte no tarot

Afinal, qual o significado do Diabo no Tarot?

O significado da Carta do Diabo no Tarot trata a respeito do materialismo, a prisão aos prazeres materiais que impede que possamos evoluir, nos mantendo em padrões nocivos de comportamento. Ela representa o Esplendor do mundo material.

No entanto, devemos entender que o mundo material não é totalmente maligno, pelo contrário, é uma expressão da divindade em sua mais densa forma. Porém, quando focamos apenas no aspecto material e eliminamos o espiritual por trás desta questão, temos a Carta do Diabo.

Em outras palavras, por nossa própria vontade, nos prendemos em ilusões que nós mesmos criamos do material, que nos seduz e, com o tempo,nos aprisiona. Porém, o mundo material é finito e efêmero, nossas vidas acabam em menos de um século, a materialidade não é algo que se possa confiar, não é algo eterno ou permanente (vide princípio da impermanência do Budismo). No fim das contas, é uma ilusão!

Por conseguinte, devemos compreender que esta carta não se trata do sentido Cristão do diabo, como o senhor do inferno e bla bla bla… Na verdade, ela fala sobre a impermanência da matéria. Ela alude ao fato de que, embora o mundo seja bom, ele não é infinito e, em todos os aspectos, devemos enxergar e buscar o espiritual. Apenas assim, mesmo a matéria, terá um sentido infinito e profundo.

Uma breve menção sobre a Carta do Diabo e a Kabbalah:

Ironicamente, quando comparamos o Tarot com a Kabbalah, o caminho que leva o iniciado à iluminação, saindo da esfera de Hod e indo para a esfera de Tipheret, é o caminho do Diabo. Analogamente, entende-se que é apenas quando o estudante “morre” para o mundo material (fazendo alusão à transmutação iniciada pela carta da Morte), e aprende a harmonizar suas polaridades internas (e aqui o processo de transmutação indicado pela carta da Temperança), que ele pode, finalmente, enxergar a realidade de forma mais ampla!

Palavras-chave da Carta do Diabo:

Algumas palavras chave que descrevem bem a Carta do Diabo no Tarot são:

  • Reconhecer Sombras
  • Reconhecer a Matéria
  • Libertação
  • Transformação
  • Paixão
  • Instintos
  • Energia Sexual

Dessa forma, entendemos que a Carta do Diabo no Tarot é um alerta a respeito das ilusões do mundo material. Este arcano representa as tentações e armadilhas da consciência Humana.

Por conseguinte, o mais belo deste arcano é entender que a consciência humana deve transcender a pura materialidade, nosso dever é a ascenção à novos níveis de consciência, não através do puro esquecimento e do ódio à matéria, nada disso!

Na verdade, nossa ascenção vem da compreensão da matéria, da conexão com nossas sombras e da aceitação de que somos imperfeitos. Devemos amar a matéria, mas não nos apegar a ela mais do que nos apegamos ao espírito.

Lembre-se da carta da Temperança, devemos harmonizar nossos aspectos e, através disso, abrimos caminho para a verdadeira iluminação!

newsletter

Faça parte do Círculo Interno dos Neófitos

Receba conteúdos que iluminam direto em sua caixa de E-Mail semanalmente!

o diabo no tarot

Vamos analisar a simbologia do Diabo no Tarot:

Tendo como base o tarot de Rider Waite, temos uma simbologia sombria e macaba para a Carta do Diabo.

Primeiro, notamos a estranha similaridade com o arcano dos Enamorados, é quase como se fosse uma visão reversa, indicando não uma relação de amor e abençoada, mas uma união da matéria e do desejo!

O diabo é o famigerado Baphomet, que incorpora aspectos humanos e animalescos. Ele representa a matéria e a tentação, a maldade que há nela.

Os dois demônios estão acorrentados ao diabo, o homem novamente aparece com fogo, aqui é o tesão. A mulher aparece com uma fruta em sua cauda, a fertiliade.

Tudo nesta simbologia remete a materialidade, ao sexo, ao tesão e aos vícios. O pentagrama invertido remete também à materialidade.

Elementos Simbólicos Importantes na Carta do Diabo:

Algo que gosto de fazer é separar cada elemento simbólico dos arcanos do Tarot para que seja possível fazer uma análise mais profunda. Portanto, conhecer estes simbolos e os identificar nas cartas, abre portas incríveis para interpretações sobre o Diabo no Tarot

Ressalto aqui a importantancia de fazer isso para QUALQUER deck de tarot que você possua, visto que em cada baralho as simbologias mudam e isso afeta também a leitura. É algo muito ignorado por cartomantes, mas vale a pena ser mencionado!

Vamos lá, elementos simbólicos da Carta do Diabo no Tarot:

  • A presença do baphomet nesta carta representa uma subversão do anjo da carta dos Enamorados, faz um direto contraponto à este arcano. Repare que uma de suas mãos aponta para cima enquanto a outra segura uma tocha apontando para baixo, é uma alusão à lei hermética “Assim como é em cima, também é abaixo”.
  • O pentagrama invertido na cabeça do baphomet representa a supremacia do mundo material, mantendo-o sempre em nossos pés. É uma subversão do pentagrama comum que, ao contrário do que muitos pensam, é um símbolo positivo que representa a quintessência e a superação do mundo material.
  • A tocha do baphomet é uma representação de “iluminar” as trevas.
  • Os demônios que estão diante do diabo são uma reflexão obscura dos amantes da carta dos Enamorados, no entanto, enquanto no jardim do Éden eles estão livres, com o Diabo estão aprisionados.
  • Esta carta é uma representação também da queda do éden, o estado em que a humanidade se encontrava após a expulsão de um mundo mais voltado ao espiritual.
  • As caudas dos demônios aprisionados fazem alusão aos sentimentos mais primitivos, a cauda em chamas do homem é o tesão e o fogo do sexo, enquanto a cauda com uma fruta da mulher é a fertilidade e a luxúria.
  • As correntes que aprisionam os demônios, na verdade, são ilusórias. Se reparar bem, elas são bem “soltas” na região do pescoço, indicando que, a qualquer momento, eles poderiam escapar se bem quisessem. Isto alude à questão da “Ilusão” da matéria, nós escolhemos nos prender à ela.

A Carta do Diabo no Amor:

Em quesitos amorosos, no sentido positivo, a Carta do Diabo no Tarot simboliza uma paixão intensa com muitos sentimentos e desejos carnais.

Se combinada com a carta dos Enamorados então temos a combinação perfeita de amor, sentimento e muito, muito sexo.

Por conseguinte, indica algo muito positivo para o relacionamento, que é a intimidade e o desejo. No entanto, deve-se tomar cuidado para que a relação não se resuma somente à isto, o perigo do Diabo na questão do amor é, justamente, o carnal ser muito exacerbado.

Se você ainda está buscando uma namorada, bem, este arcano indica que você estará envolvido em atividades carnais em não muito tempo, no entanto, cuiado para não se deixar levar.

A Carta do Diabo no Financeiro:

No aspecto financeiro, a Carta do Diabo no aspecto positivo irá trazer uma mensagem de ambição, de que estamos focados no aspecto material e no ganho disso.

Nos sentimos apaixonados pelo financeiro, pelo poder que o dinheiro pode providenciar e, esta busca, nos mantém “presos” à nossos objetivos.

Veja, a ambição, a força material, é muito positiva para a manifestação da riqueza e sucesso. Porém, entenda que é muito importante o descanso e o foco em outros aspectos da vida também!

Por conseguinte, busque seus objetivos e utilize esta força para se manter firme em seu caminho, porém, cuidado com o apego exacerbado com o dinheiro.

A Carta do Diabo na Saúde:

No aspecto da Saúde, devemos entender que, na correspondência da Golden Dawn, temos a Carta do Diabo associada ao signo de Capricórnio que, por sua vez, é regido por Saturno.

Por conseguinte, esta carta falará de órgãos e partes do corpo como: cabeça; glândula pineal, cerebelo e o próprio Espírito.

Dessa forma, entende-se que se há um problema de saúde, pode ser relacionado à estas questões ou partes do corpo.

Analogamente, no aspecto positivo, o Diabo no Tarot falará de muita energia sexual e vitalidade física. É um momento bom para aproveitar para fazer exercícios e, claro, se relacionar com pessoas.

Não menos importante, busque sempre o conselho de um profissional de saúde.

A Carta do Diabo na Espiritualidade:

No aspecto espiritual, a Carta do Diabo nos leva a refletir sobre os desafios terrenos e a transcendência, nos lembra de estarmos atentos às tentações da existéncia material e a busca interna pelo que há de mais profundo em nós.

Em minha crença pessoal, acredito que a materia, ao contrário do que se prega, é positiva e maravilhosa. No entanto, devemos aprender a lidar com ela, e a carta do diabo no tarot nos dá a chave para isso.

Reconhecendo nossas sombras e aceitando quem nós somos em nosso aspecto negativo, passamos por uma profunda transformação do ser, pois é apenas assim que conseguiremos nos abrir e pedir ajuda nas questões que mais nos assolam.

A autoconsciência é o princípio fundamental da transcendencia, pois é a luz que nos permite confrontar as ilusões do mundo material.

Dessa forma, com força e resiliência nos reintegramos com nosso aspecto espiritual mais profundo, despertando a sabedoria oculta que há dentro de nós.

Por fim, integrando os opostos, luz e trevas, como prega a carta da Temperança e, finalmente, liberando seu caminho para a iluminação real.

o diabo no tarot

Mas e quando a Carta do Diabo sai no negativo?

Antes de mais nada, costumo interpretar as cartas que saem invertidas ou em uma posição negativa literalmente incorporando os aspectos contrários dos positivos.

Em outras palavras, simplifique as coisas.

Analogamente, se no positivo o Diabo fala sobre ilusão, materialidade, tentação, seu aspecto negativo falará sobre o completo oposto disto!

Palavras Chave do Diabo Invertida:

Seguem algumas palavras ou frases chave que descrevem bem o Arcano do Diabo no aspecto Negativo (invertido) são:

  • Ilusão
  • Materialidade
  • Tentação
  • Escravidão
  • Obsessão
  • Percepção distorcida

A Carta do Diabo Invertida no Amor:

Nos assuntos amorosos, a Carta do Diabo em seu aspecto negativo irá falar sobre manipulação no relacionamento, você está presa(o) em um namoro que te faz mal, são padrões nocivos que te levam a ter dependência emocional, e obsessão por esta pessoa.

Por conseguinte, isto é extremamente nocivo pois não te permite sentir amor de fato, na verdade, é provavel que o amor já tenha se esvaído há muito tempo e tudo que sobra agora é a falta de liberdade, codependência e tentação.

Dessa forma, o melhor a fazer é tentar cortar estas amarras. Lembre-se que na representação do Diabo no Tarot de Waite os demônios estão presos, porém, podem sair se quiserem.

Entenda suas sombras e saiba que, se quiser sair desta situação, é possível. Mas depende de você!

Analogamente, se você está buscando uma namorada, entenda que seus padrões de comportamento e busca por satisfação sexual não te permitirão analisar a situação com profundidade e, por fim, você não conseguirá ter uma parceira.

Dessa forma, o que te impede de encontrar um amor é, de fato, sua busca incessante por satisfação sexual.

A Carta do Diabo Invertida no Financeiro:

No aspecto negativo da Carta do Diabo no Tarot, é revelado a escravidão ao mundo financeiro. Por sua vez, pode indicar apego material, apego aos ganhos, ganância e o medo de perer.

Por outro lado, indica também que você esta preso em um emprego que não te favorece, preso à pessoas que querem te ver escravo de um sistema financeiro ruim.

Em outras palavas, este arcano no sentido negativo indica a corrupção do ser em prol dos ganhos materiais, que faz surgir o desespero e o medo da perda, a busca incansável pelo controle do financeiro e do dinheiro, que te afasta de outras questões importantes da vida.

Por outro lado, indica também endividamento e e dependÊncia financeira, que aprisiona o indivíduo financeiramente, que te faz depender de empréstimos, o mantendo em uma espiral e dificuldades com dinheiro.

Por fim, é importante reconhecer estes padrões e trabalhar em uma mudança interna para que possam ser vencidos. O Diabo no Tarot nos convida à uma reflexão interna sobre nossas sombras, em prol de alcançar o caminho para a mudança externa.

A Carta do Diabo Invertida na Saúde:

Novamente menciono que no aspecto da Saúde, devemos entender que, na correspondência da Golden Dawn, temos a Carta do Diabo associada ao signo de Capricórnio que, por sua vez, é regido por Saturno.

Por conseguinte, esta carta falará de órgãos e partes do corpo como: cabeça; glândula pineal, cerebelo e o próprio Espírito.

Dessa forma, entende-se que se há um problema de saúde, pode ser relacionado à estas questões ou partes do corpo.

No entanto, no apecto negativo, este arcano irá aludir à vícios que desencadeiam problemas de saúde. Por conseguinte, foge um pouco apenas das correspondências planetárias, é preciso averiguar se algum vício que você tem ou teve no passado acabou prejudicando sua saúde e, provavelmente, a resposta estará aqui!

Por fim, esta carta alude à prisão em padrões nocivos de comportamento que destroem a saúde, autodestruição e até mesmo a compulsão, vícios. Se esta carta saiu em uma leitura sobre alguém, suspeite inclusive do uso de drogas.

Não menos importante, busque sempre o conselho de um profissional de saúde.

A Carta do Diabo Invertida na Espiritualidade:

No que tangem os assuntos espirituais o Arcano do Diabo no Tarot se mostra extremamente perigoso assim como em outros aspectos. Por conseguinte, irá aludir, inclusive à magia negra e amarrações amorosas.

Se você leu sobre o aspecto espiritual de alguém e acabou se deparando com esta carta, suspeite imediatamente e obsessões, eguns e kiumbas que podem estar atrasando a vida do seu consulente. Neste caso o conselho é buscar a purificação, banimentos e práticas espirituais de libertação/purificação.

Por fim, eu suspeitaria também de magia negra com objetivo de prejudicar a pessoa. Tudo que nos distancia do espiritual e nos prende no aspecto físico é uma forma de ataque espiritual, logo, pode ser que alguém tenha enviado um ataque mágico com o intuito de destruição, de exacerbação de vícios.

Num sentido um pouco mais brando, indica que você está focado demais em questões físicas e materiais e se esquecendo do espiritual, este lado mais etéreo se tornará uma luz cada vez mais efêmera a medida que você abre mão da iluminação e segue no caminho a materialidade vazia.

Como de Fato Interpretar a Carta do Diabo em uma Leitura de Tarot?

Toda leitura se inicia com a observação ativa das cartas, depois, sinta sua intuição tomar conta e então responda com o seu coração.

Embora após ler este artigo você tenha um mapa de como interpretar este Arcano, ainda é necessário a prática para realmente internalizar seus significados.

Não se preocupe caso no começo seja complicado entender seus significados, a mediunidade e a leitura do Tarot é algo que se desenvolve com o tempo e não há respostas certas ou erradas, quem irá isso é a sua intuição.

Caso queira adentrar mais a fundo na leitura deste oráculo e ter um ponto de referência para suas leituras, dê uma olhada no Livro Digital exclusivo da Jornada do Neófito: “O Caminho das Cartas”, basta Clicar Aqui para conhecer 🙂

newsletter

Faça parte do Círculo Interno dos Neófitos

Além de receber conteúdos exclusivos gratuitamente direto em sua caixa de E-Mail semanalmente, você ganha um guia de “palavras-chave” dos Arcanos Maiores e Menores!

Cursos e Livros
Explore nossa seleção de cursos e livros para aprimorar suas habilidades e conhecimentos

Nos siga nas redes sociais: